O QUE DIZEM OS SINAIS

Você deve observar a aparência das folhas da Espada de São Jorge, pois ela emite sinais que podem estar prejudicando o seu desenvolvimento.

Folhas Retorcidas e Curvadas

As três principais causas para que as folhas retorçam e curvem são: insetos, frio e irrigação inadequada. Comece analisando se há ocorrência de insetos minúsculos como o chamado Thrips, Ácaros e Percevejos. Eles podem se alastrar e chega a matar a planta caso não sejam eliminados. Isto porque quando se alimentam, eles penetram na parede celular enfraquecendo e afetando a capacidade de armazenar uma quantidade adequada de água nas folhas. Em estágios mais avançados de infestação as folhas caem. Como são microrganismos, o procedimento mais efetivo para identificar sua presença é sacudir as folhas da Espada de São Jorge sobre uma superfície ou papel branco. Se os insetos caírem da planta não precisa entrar em pânico. Simplesmente remova com uma lâmina afiada todas as folhas que não parente estar razoavelmente saudáveis e as descarte no lixo dentro de um saco plástico. Em seguida pulverize as folhas sadias que restaram com bastante água com um pouco de sabão. Passe algodão ou pano em toda a superfície, nos dois lados das folhas, para retirar os insetos. Em seguida descarte o material utilizado em um saco plástico individualizado. Repita o procedimento algumas vezes ao longo da semana e teste novamente sacudindo a planta sobre uma superfície branca. Após eliminar os insetos a sua Espada de São Jorge retoma sua beleza e virtuosidade.

Fez o teste pela primeira vez e não há sinal de insetos? Então verifique se a temperatura ambiente está adequada. A faixa ideal é entre 13 a 29 oC, porém a Espada de São Jorge tolera temperaturas um pouco fora desta faixa ao custo de um determinado impacto em usa beleza e desenvolvimento. Abaixo de 10 oC as raízes serão afetadas, as folhas enrugam antes de caírem e caso esta condição perdure por alguns dias o frio irá matar a sua planta. As flutuações de temperatura geralmente não a afetam, desde que a temperatura retorne para dentro de sua faixa conforto térmico em um período de tempo não muito longo.

Se não há insetos e a temperatura também está legal, então a folha pode estar enrugando devido a falta de água.  Há vários fatores que influenciam a forma adequada de irrigação, como tipo de substrato, a temperatura ambiente, a quantidade de água, entre outros. A Espada de São Jorge não precisa de muita água e esta é uma das razões pelas quais são elas tão fáceis de cuidar. Todavia, a ausência de umidade por um longo período irá prejudica-la. Os vasos montados pela AgroHome possuem substrato arenoso na medida correta para esta planta e uma área de dreno que ajudam a proteger as raízes contra o excesso de água que podem apodrecer.  A frequência e quantidade de irrigação deve ser ajustas conforme as condições no ambiente variam ao longo do ano. Desta forma se a folha estiver retorcendo e você não encontrou outra causa, sugerimos colocar a ponta do dedo no substrato e não irrigar enquanto os 2 cm superiores do substrato não estiverem bem secos. Ajuste então o cronograma de irrigação e o modifique somente se as folhas voltarem a enrugar ou incharem por excesso de água.

Folhas com Pontas e/ou Manchas Marrons

O excesso de água pode propiciar o aparecimento de fungos que necrosam a ponta da ou formam manchas marrons. A planta gosta de uma rotina de rega regular e esta deve ser estabelecida toda a vez que os 2 cm superiores de substrato estiverem secos. O intervalo de tempo varia de acordo com fatores do ambiente, assim você deve penetrar a ponta do dedo no substrato para estabelecer este período. As folhas danificadas não se recuperam e assim é melhor elimina-las com uma lâmina afiada para que novas folhas se desenvolvam.

Folhas com Cicatriz

A sua Espada de São Jorge apresenta rachaduras em forma de cicatriz nas folhas? Não se preocupe. Este é um fenômeno 100% natural e não há muito o que fazer a respeito. Considere-as marcas de beleza! Se realmente a cicatriz te incomoda, elimine a folha que outra folha surgirá provavelmente sem nenhuma rachadura.

Folhas Inclinadas

Se as folhas estão inclinando para uma determinada direção ao invés de crescerem verticalmente é porque a exposição do seu vaso à luz não é uniforme. Para garantir que sua Espadas de São Jorge cresça verticalmente todas as folhas devem receber exposição adequada à luz e para isso basta girar o vaso cerca de um quarto de volta toda semana.