AQUI VOCÊ ENCONTRA OS ESTUDOS

que subsidiam os conteúdos que abordamos aqui 

NASA - ESTUDO SOBRE PLANTAS E QUALIDADE DO AR

Em 1989, o estudo denominado Landscape Plants for Indoor Air Pollution Abatement, conhecido como NASA Clean Air, conduzido pela agência norte-americana espacial para buscar maneiras de limpar o ar em estações espaciais, identificou que algumas plantas como a Espada de São Jorge são de fato eficazes para filtrar poluentes do ar em ambiente interno.

Image

ÍNDIA - BENEFÍCIOS DA PLANTAS NA PERFORMANCE E SAÚDE

O governo indiano realizou estudo sobre como algumas plantas melhoram o Qualidade do Ar Interno (QAI), dentre elas a Espada de São Jorge (mother-in-law's tongue). Foram monitorados 300 trabalhadores durante 15 anos concluindo que plantas no ambiente aumentam em cerca de 20% a produtividade.  Além da melhorar a redução dos poluentes no ar interno, o conforto térmico ficou menos dependente do ar-condicionado economizando-se 15% de energia. Ainda houve significante redução nos problemas de saúde, reduzindo o absenteísmo.

Image

HARVARD - DESEMPENHO COGNITIVO EM AMBIENTE VERDE

Este estudo revelou que o desempenho cognitivo dos ocupantes em ambientes verdes (green building) é 61% maior, em média, do que os ocupantes que trabalharam em ambientes convencionais. Nos edifícios qualificados de maior pontuação verde é os ocupantes alcançam em médio o dobro do desempenho cognitivo. Medindo nove domínios da função cognitiva, os pesquisadores descobriram que as maiores melhorias ocorreram nas áreas de: resposta a uma situação de crise (pontuação 97% mais alta em condições verdes e 131% mais alta em verde +); estratégia (183% e 288% maior); uso de informações (172% e 299% maior).

Image

DINAMARCA - PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO AR

A Universidade Técnica da Dinamarca descobriu neste estudo que a má qualidade do ar reduz a produtividade dos ocupantes do ambiente em 6% a 9%. É possível melhorar a QAI removendo fontes de poluição, aumentando a ventilação, utilizando ar condicionado e plantas para eliminar os poluentes. O fluxo e temperatura do ar demandam aumento de custo com energia. Assim a melhor solução em termos de custo benefício é combinar estratégias. A utilização de algumas plantas específicas, como a Espada de São Jorge, quando combinadas com outras medidas podem elevar o ganho de produtividade na ordem de 15%.

Image