O medo é um sentimento inerente ao ser humano. É aquela sensação, muitas vezes inexplicável, que nos informa de que estamos em perigo. O lado positivo deste sentimento é nos alertar que algo negativo pode acontecer. Todavia, o medo exerce um efeito negativo sobre nós que é o de nos congelar frente a uma situação de incerteza e pode nos impedir de avançar na vida. Neste mundo em transformações cada vez mais rápida além do medo nos estagnar enfrente ao risco que envolve o novo, ele pode nos levar a retroceder no que já conquistamos.
Quando falamos em coragem podemos dizer que um santo católico, orixás africanos e o misticismo milenar chinês do Feng-Shui se dão as mãos na crença de que a Espada de São Jorge possui o poder da proteção divina. Que afugenta energias negativas protegendo o ambiente e os seus ocupantes contra o mal que lhes pode afetar. Esta sensação de proteção impulsiona nossas vidas, pois nos dá coragem para superar o medo e enfrentar nossas incertezas.
A própria ciência, com base em pesquisas da NASA e renomados institutos, concluiu que a Espada de São Jorge nos protege através de ricos compostos ativos em seu metabolismo eliminando poluentes do ar ambiente capazes de prejudicarem seriamente a nossa saúde.
No catolicismo São Jorge é um santo guerreiro que se opôs com coragem e valentia ao imperador romano Diocleciano quando ordenou a morte de cristãos por temer o crescimento da crença católica à época. Hoje, os fiéis católicos pedem a interseção de São Jorge quando se veem diante de um desafio em que necessitam de forças para enfrentá-lo. O dragão sendo abatido nas imagens que ilustram São Jorge é a representação do mal. As folhas da planta se assemelham a lança e a espada utilizadas pelo santo para vencer o dragão. Caso necessite de proteção e coragem tenha um vaso com Espada de São Jorge em casa e no trabalho.
Já os escravos africanos não podiam cultuar abertamente seus orixás, dentre eles o guerreiro Ogum e a forte Iansã. Como solução os escravos passaram a utilizar e continuam utilizando em seus cultos a Espada de São Jorge, que é uma planta oriunda da África, para pedirem proteção aos seus Orixás contra o mau.
A força da sua proteção é tão consagrada que São Jorge é padroeiro da Inglaterra, de Portugal e do Estado do Rio de Janeiro. O clube de futebol Corinthians também tem São Jorge como padroeiro. É um Santo que está enraizado profundamente na cultura brasileira. Ele serviu de inspiração de muitas músicas famosas como “Jorge da Capadócia”, de Jorge Ben Jor; “Ogum” e “Pra São Jorge” de Zeca Pagodinho; “Lua de São Jorge” de Caetano Veloso; “Cavaleiro de Aruanda” de Ronnie Von; “Alma de Guerreiro” do Seu Jorge; entre outras.
Você continua descrente quanto ao benefício de se ter um vaso montado com Espada de São Jorge? Note que seu simbolismo está harmonizado por várias crenças em relação ao seu poder de proteção. Note também que a própria ciência atestou o seu benefício em proteger nossa saúde. Caso ainda continue descrente, é bom continuar lendo outros artigos a respeito e lhe desejamos boa sorte. Caso contrário, ficamos muito felizes em saber que este conteúdo lhe foi útil e pedimos que o compartilhe com sua rede de relacionamento.