Rusticidade e resiliência são as principais características que fazem da Espada de São Jorge a planta mais fácil de ser cultivada. Originária de regiões áridas da África ela é rústica de origem e ao longo de sua evolução criou uma espantosa capacidade de adaptabilidade que é alcançada somente se houver resiliência, ou seja, capacidade suportar determinada condição adversa por um bom período.
A Espada de São Jorge pode ser cultivada em condições de luz intensa ou a meia sombra. Ela suporta tanto alta temperatura, como temperatura amena. Pode ser cultivada em solo árido e pouco fértil, ou úmido e muito fértil. E o que é muito importante nos dias atuais, ela é tolerante ao ar seco comumente encontrado em ambiente interno com ar condicionado, condição onde a grande maioria das plantas padece rapidamente. Segundo a agência de meio ambiente americana EPA, hoje passamos mais de 90% do nosso tempo em ambiente interno.
Temperaturas abaixo de 12 oC e excesso de água em suas raízes a prejudicam e podem chegar a mata-la, porém o período para que isso ocorra é relativamente longo. Assim, devido a sua resiliência você terá oportunidade por algum tempo de notar sinais que a planta emite quando algum problema a estiver afetando. Basta agir e sanar o problema que a estava prejudicando que ela voltará a ficar vistosa novamente.
Clique no botão abaixo para ver o artigo sobre os principais sinais que as folhas emitem e como soluciona-los.
Portanto, cultivar a Espada de São Jorge é a opção mais fácil que existe e isto é devido a sua capacidade de tolerar condições adversas (rusticidade) durante um bom período (resiliência) como nenhuma outra planta é capaz suportar. Sinceramente, a pessoa tem que ser muito negligente para conseguir mata-la.
Há vários relatos que esta planta vem passando de geração em geração dentro de algumas famílias simbolizando carinho, atenção e respeito para quem os antecederam na construção dos laços de união, amor e proteção que valorizam o relacionamento de uma boa família. Seus ancestrais e seus valores se fazem presentes na sua vida através da Espada de São de Jorge que a família cultiva e que pode ser facilmente dividida para todos os familiares a medida que ela se expande.